20 de maio de 2015

SEGUINDO O FLUXO EM PARNAÍBA COM ROGÉRIO CHIMIONATO

Olá galera! Hoje vamos apresentar para vocês uma aventura daquelas de tirar o fôlego. E nosso protagonista da vez é o Rogério Chimionato, que se auto-define: "Rogério Chimionato viaja vivendo e vive viajando pelo Brasil desde janeiro de 2014. Sem grana, e sem trabalhar por dinheiro".
Rogério passou por Parnaíba em julho de 2014 e aqui conheceu muitos lugares. Particularmente, achei incrível a sua história de vida e como ele viaja por aí apenas pegando caronas e conhecendo pessoas que de alguma forma contribuem para sua viagem. Incrível!
Recomendo que vocês o sigam. Ao fim desta postagem vou deixar o contato das  redes sociais para que todos tenham acesso a todo conteúdo de suas viagens pelo Brasil. Escolhemos uma de suas aventuras para mostrar para vocês.
Certa vez ele e seus amigos parnaibanos fizeram um percurso que saia de Parnaíba para o Morro Branco(Ilha Grande), indo depois até a Ilha das Canárias(maranhão) e retornando à Parnaíba.  Tudo isso sem gastar quase nada e usufruindo de lugares lindos. Agora fiquem com o relato de nosso amigo. Ótima leitura!
"SEGUINDO O FLUXO EM PARNAÍBA

Conheci o Bruno pelo CouchSurfing. Ele ia me hospedar, mas teve que viajar. Então indicou sua amiga Inês para ser minha anfitriã. Ela e seus amigos Otávio e Keyni me convidaram para fazer uma trilha e conhecer os Lençóis Piauienses, que ficam em Ilha Grande, cidade vizinha, na área do Delta do Rio Parnaíba.


Na ida, pegamos uma carona na caçamba de uma caminhonete, depois na caçamba de um trator, e depois em um ônibus circular. Caminhamos pela vila e depois pelas dunas até chegar numa lagoa de água doce. O visual é incrível! Eu desci a duna rolando até cair na lagoa. Cheguei tonto lá embaixo, e foi uma experiência sensacional! Depois, ainda escalamos um cajueiro nativo que havia na encosta da duna.


Estávamos indo embora para Parnaíba pelas dunas quando o Afonso veio até nós dirigindo um quadriciclo. Papo vem papo vai, ele se ofereceu para nos levar até uma outra lagoa. Como sempre, rolou um Sim e fomos nós quatro com ele. Foi meu primeiro rolê de quadriciclo na vida, e foi com emoção hahaha


A lagoa é incrível, e totalmente deserta! O Afonso é geógrafo e está trabalhando no projeto de contenção do avanço da areia das dunas com o uso de bio manta. É um projeto pioneiro no Brasil! A ideia é conter o avanço da areia sobre o rio, para evitar o assoreamento. Aprendemos muitas coisas bacanas!

Aí o Afonso sugeriu que o pessoal levasse esse barbudo que vos fala até a Ilha das Canárias. E pensamos: por que não? Bóra! Estávamos perto do rio, aí eu avistei uma canoa motorizada. Fiz o gesto da carona, e não é que o Seu Antônio parou? Ele estava transportando peixe e fomos com ele pelos igarapés, e depois pelo rio Parnaíba até a Ilha das Canárias, que pertence ao Maranhão. Foi um trajeto muito bacana, observando os pescadores trabalhando, os caranguejos vermelhos no mangue, a natureza exuberante. Foi o maior rio que já cruzei de canoa até hoje!


Na Ilha das Canárias, fomos muito bem recebidos pelos moradores. Os barcos que levam turistas para conhecer o Delta não param por ali. Ganhamos cachaça, cerveja, água gelada e até refrigerante! Fomos conhecer uma lagoa de água doce que nos recomendaram. No caminho, passamos pela Lagoa do Campo, que tem traves de gol e ganhou esse nome porque quando a água seca, o pessoal joga futebol ali mesmo!


Fomos até a casa de uma família pedir informações. O Seu Luís, que estava por ali, mora na frente da lagoa e estava indo para lá de carroça e nos deu carona. Enquanto curtíamos, observei crianças brincando na lagoa. Poderiam está vendo TV, mas estavam ali, curtindo a natureza ao ar livre.


Aí bateu o horário de ir embora. Como não tínhamos muito tempo, o pessoal decidiu negociar com um barqueiro que topou nos levar fazendo quatro passageiros pelo preço de três. Saindo do trapiche em Ilha Grande/PI, andamos um pouco pela rua e logo conseguimos carona na caçamba de uma caminhonete. Ele nos deixou no centro da cidade e lá conseguimos outra carona, também na caçamba, até Parnaíba.


No início da noite, fui com meu anfitrião José até a casa do seu amigo Pedro, que também segue a página. Tomamos café, batemos papo e ainda jogamos frescobol na rua! E mais tarde, fui no bar onde a Inês trabalha para me encontrar com a Thuany. Ela é leitora da página e amiga da Inês e do Keiny, que também estava lá. Batemos papo e depois demos um rolê de moto pela cidade rs.


E assim terminou mais um dia 'normal' na minha viagem."

E aí, gostaram? Espero que sim! Não esqueçam de comentar. Aqui embaixo deixo as redes sociais do nosso amigo Rogério. Grande abraço e até a próxima. #Sejoga no #MeJogueiNoPiaui

Facebook(Perfil e Blog):
https://www.facebook.com/rogerio.chimionato
https://www.facebook.com/cara.coragem/timeline

Instagram: 
@comacaraeacoragem

Nenhum comentário:

Postar um comentário